No Brasil foram identificadas mais de 2 mil espécies de formigas, são conhecidas por viverem em colônias. Estima-se que entre 20 a 30 espécies desse inseto vivam próximas ao ser humano. Isso ocorre porque, dentro e fora das edificações, há muitos locais apropriados para se alojarem. Além disso, costumam atacar alimentos em pias, despensas e armários.
Mesmo que pequenas, cada formiga pode carregar, em média, 14 tipos de bactérias. Além disso, elas são algumas das principais responsáveis por infecções hospitalares no mundo
Para um melhor resultado no controle da infestação, deve-se focar na colônia como um todo e não apenas em indivíduos isolados. Por isso, a identificação da espécie, seu ninho e utilização de iscas inseticidas de boa qualidade são de extrema importância nesse tipo de tratamento.
Conheça as principais e mais frequentes espécies no Brasil:
Também conhecida como saúva ou quenquém, a formiga cortadeira possuem coloração castanha. Seus ninhos ficam localizados no solo, geralmente em campos e lavouras. Para se alimentar, carregam folhas e outras partes de plantas para sua colônia e consomem o fungo gerado da decomposição desses elementos.
Também conhecida como lava-pés, a formiga de fogo pode ser amarelada ou ter variações de marrom. Para sua defesa, elas possuem ferrão e injetam veneno em seus predadores. Constroem seus ninhos, geralmente, em áreas externas e são onívoras, ou seja, se alimentam tanto de matéria vegetal como animal.
As formigas cabeçudas possuem coloração de marrom claro ao escuro e fazem grandes trilhas de seu ninho até a fonte de alimentos. Suas colônias podem estar localizadas em frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos eletrônicos. Elas não mordem, mas podem ser portadores de vermes. São onívoras, mas preferem alimentos com proteína.
Também conhecida como sará-sará ou sarará, a formiga carpinteira possui coloração amarela ou preta. Para sua defesa, elas mordem e expelem ácido fórmico, que causa dor em seus predadores. Constroem seus ninhos em madeiras, frestas ou equipamentos eletrônicos. Sua alimentação é onívora.
As formigas fantasma possuem suas partes superiores, como a cabeça, escuras, e as partes inferiores, como as patas, amareladas. Seus ninhos podem estar localizados em frestas, fendas e equipamentos eletrônicos. Possuem alimentação onívora, mas preferem alimentos adocicados.
As formigas faraó possuem coloração marrom-amarelada e são muito comuns em hospitais. Seus ninhos podem estar localizados em batente de portas ou janelas, equipamentos eletrônicos, conduítes e frestas. Possuem alimentação onívora, mas preferem alimentos com proteína.
Também conhecida como cuiabana, a formiga louca possui coloração de marrom escuro a preto. Formam longas trilhas e transitam de maneira irregular, como se estivessem “loucas”. Constroem seus ninhos em áreas internas e externas e são onívoras.
(34) 3333-6034